Submersivos - Um Mergulho Nos 40 Anos do Grupo Cemitério de Automóveis
O Grupo de Teatro Cemitério de Automóveis, fundado e dirigido pelo dramaturgo Mário Bortolotto, construiu uma importante trajetória ao longo de décadas de produção cultural. Sendo reconhecido como um núcleo de produção teatral constante, foi indicado ao 31º Prêmio Shell em 2018, em categoria especial, honrado pela manutenção de um espaço de resistência de produção artística e resistência cultural na cena alternativa.
Em 2020, Bortolotto foi premiado através do Proac-LAB no edital “Prêmio Por Histórico de Realização em Teatro”, na categoria de ‘Direção Teatral’ - o que resultou na criação, produção e montagem do texto inédito “Pequod - só os bons morrem jovens”. O Grupo Cemitério de Automóveis também foi premiado no mesmo edital, na categoria ‘Grupos, Companhias e Corpos Estáveis’ - que deu continuidade na pesquisa desenvolvida pelo grupo, resultando no espetáculo “O homem que matou Liberty Valance”, do dramaturgo inglês Jethro Compton e com direção de Bortolotto.
Em 2022, o Grupo completa 40 anos em atividade, celebrados em sua nova sede, inaugurada na cidade de São Paulo no último semestre. O novo espaço fica na Rua Francisca Miquelina nº 155 (térreo), no bairro Bela Vista.
Em matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo, em janeiro deste ano, é possível entender um pouco sobre o processo de mudança de endereço da Sede do Grupo - segue link para consulta: Cemitério de Automóveis, que marcou a boemia de SP, fecha as portas e promete nova sede - 28/01/2022 - Teatro - Guia Folha
A mudança de sede, e continuidade nos projetos e pesquisas, foi possível após o Grupo ser contemplado entre os aprovados na 37ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro. O projeto aprovado, foi desenvolvido sob responsabilidade dos produtores Carcarah, Isabela Bortolotto e Paula Klaus - sob a orientação de Mário Bortolotto - com uma proposta de trabalho focada na produção e pesquisas da dramaturgia contemporânea.
Representando essas quatro décadas históricas, estão sendo apresentadas diversas peças teatrais, além da realização de cursos e oficinas, exposições de artes visuais e ainda outros eventos artísticos e culturais. O espaço também recebe pautas para ensaios e temporadas oriundas de outras companhias.
O projeto faz parceria com equipamentos públicos, promovendo também atividades oferecidas em outros locais, em formatos híbridos e com recursos de acessibilidade, garantindo a descentralização e maior acesso para formação de público. Diversas atividades são oferecidas gratuitamente, com exceção de alguns espetáculos que manterão a bilheteria à preços populares.
Este blog é um canal online de comunicação com o público, que vai reunir materiais do acervo e notícias de atividades realizadas pelo grupo. Além de contar com uma coluna mensal escrita por Bortolotto e ilustrações do produtor e artista visual Carcarah.
Comentários
Postar um comentário