COLUNA MÁRIO BORTOLOTTO #9

 

[ foto/frame: Trip TV ]


EU SEMPRE QUERO ESTAR FORA

Às vezes acontece comigo. Eu recuso trabalhos. Eu recuso muitos convites de trabalho. Não é pq eu não preciso de dinheiro. É pq eu construí a minha vida pra precisar só do mínimo. Justamente pra eu não ter que fazer nenhum trabalho que eu não queira. Pra eu não ter que fazer nenhuma concessão na minha vida profissional. E isso é um privilégio. Um privilégio que conquistei abrindo mão de ambições. Então acontece da pessoa chegar pra mim e dizer: "Vamos fazer essa peça. É um sucesso. Vai dar muito dinheiro". Não me interessa. Eu não vou me divertir fazendo essa peça. Se eu aceitar fazer isso, posso até estar ganhando muito dinhe iro, mas vai ser muito ruim ir ao teatro todos os dias pra falar esse texto. Vai ser um martírio pra um sujeito como eu. Vou me sentir um bosta. E há poucas coisas nessa vida pior do que vc se sentir um bosta. Ou então acontece da pessoa chegar pra vc e falar: "Vc viu aquela peça que vc recusou? É um sucesso" ou "Tá lotando todo dia" ou "A crítica adorou" ou "A peça vai viajar pela Europa" Não tô nem aí. Não quero falar esse texto na Europa. Não quero falar esse texto em lugar nenhum. Nunca quis e não mudei de ideia só pq os críticos ou o público adoram a peça. Eu continuo não gostando. Achei que depois de tanto tempo as pessoas já tinham sacado isso. O mesmo acontece com cinema. Me mandam uns roteiros com personagens absurdos. De onde eles tiraram que eu quero fazer aquele tipo de personagem? Pq me mandar aquilo? Só pq é cinema? E daí? Cinema não é mais importante que teatro e também não aceito fazer qualquer coisa em teatro, então pq aceitaria no cinema? Desejo todo o sucesso pra vcs. Mas eu tô fora. Eu sempre quero estar fora. De tudo o que não me interessa. Pode até ser bom pra 99% da humanidade. Eu fico com o meu 1%, aqui do lado de fora.

E aqui não vai nenhuma crítica a ninguém que faz o contrário do que faço. Acho que cada um na sua. Sempre pensei assim. Vc tem que ser fiel ao conhecimento que vc adquiriu, aos seus heróis, às pessoas que mudaram a sua vida seja com textos ou ações. Vc tem que ser fiel a si mesmo e ao que vc pensa. O resto não importa. É um pouco romântico e até simplório o que tô falando? Claro que é. E alguma vez eu disse que não era?

- Mário Bortolotto.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

F A N Z I N E digital

MOSTRA DIGITAL | Submersivos - Um mergulho nos 40 anos do Grupo Cemitério de Automóveis

PODCAST | lançamento em 4 episódios